Criado pelos artistas Edson D’Ávila, Delcy D’Ávila, Yara Sarmento e Waldir Manfredini em 1974. O Troféu Gralha Azul foi o primeiro troféu oficial a homenagear os artistas e técnicos do Teatro no Paraná, tornando-se um marco de reconhecida importância nas artes do nosso estado.

Troféu Gralha Azul

Criadores do Prêmio


Delcy Davila

Edson Davila

Waldir Manfredini

Yara Sarmento

História do Troféu Gralha Azul

Em 1974, por proposta de Waldir Manfredini, e atendendo reivindicação da classe teatral paranaense, a Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná - APATEDEP - através de Delcy D'Ávila, Edson D'Ávila e Yara Sarmento, criou e promoveu a premiação anual aos artistas, técnicos e produtores profissionais de Teatro do Paraná.

O objetivo desta láurea foi e é o reconhecimento e o estímulo ao talento e ao trabalho realizado na área em questão.

Tal prêmio, inicialmente denominado Troféu APATEDEP - "Máscaras do Teatro" - veio já em sua segunda edição, por sugestão de Edson D'Ávila, a chamar-se "Troféu Gralha Azul", sendo a estatueta uma criação do artista plástico Ivens Fontoura, o qual a pedido de Sansores França, ofereceu este trabalho graciosamente, àquela entidade de classe.

A APATEDEP realizou, anualmente, esta premiação de 1974 a 1978. Dificuldades de toda ordem, especialmente financeiras, não permitiram a continuidade deste prêmio através desta Associação.

Em 1979, Marcelo Marchioro, na época, Diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná - MIS, manifestou interesse em promover e oficializar este Troféu. Delcy D'Ávila e Yara Sarmento repassaram àquele órgão a documentação pertinente às edições deste prêmio, sob a responsabilidade da APATEDEP.

Lamentavelmente, o projeto de institucionalização desta láurea pelo MIS não pôde ser concretizado. Em 1983, a então Fundação Teatro Guaíra, na gestão de Oraci Gemba como Superintendente, Yara Sarmento como Diretora de Arte e Leonel Amaral como Diretor Administrativo, oficializou o Troféu Gralha Azul e instituiu o Prêmio Governador do Estado, esse em dinheiro, dando acolhimento à reivindicação dos profissionais do teatro, proposta por suas entidades representativas: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná - SATED/PR, presidente Aluízio Cherobim e a Associação dos Produtores em Artes Cênicas do Paraná - APAC/PR, presidente José Basso, as quais tornaram-se co-promotoras desta premiação.

A primeira entrega do troféu nesta segunda fase, realizou-se no mês de setembro de 1984. O Serviço Nacional de Teatro - SNT, depois Instituto Nacional de Artes Cênicas - INACEN, depois Fundação Nacional de Artes Cênicas - FUNDACEN, órgão do Ministério da Cultura, chancelou a láurea em tela nos períodos de 1976 a 1978 e de 1986 a 1989.

Oficializado em 1983, pela então Fundação Teatro Guaíra, as entidades co-promotoras participaram, ano a ano, da elaboração do Regulamento, no qual constam as normas concernentes a este Troféu. Em 1990, tais entidades de classe integrantes da Comissão Estadual de Artes Cênicas - CEAC, ligada ao Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, através de seus presidentes.

Yara Sarmento do SATED/PR e José Basso da APAC/PR, solicitam ao então titular daquela Pasta, doutor René Ariel Dotti, a publicação no Diário Oficial do Estado - DOE, do Regulamento elaborado para a edição daquele ano, de forma a garantir - na mudança do Governo -, a continuidade desta premiação.

Em 07 de Março de 1991, o mencionado Secretário de Estado, baixou a resolução nº 025/91 - DOE de 13/03/1991, relativa ao Regulamento em questão.

A APAC/PR, a partir de 1985 - na presidência de José Basso - promove o Baile dos Artistas, como complementação da cerimônia de entrega deste prêmio, numa homenagem dos produtores cênicos aos artistas e técnicos paranaenses de Teatro, em especial, àqueles indicados e aos ganhadores do Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado.

Com a criação da Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais Itinerantes do Estado do Paraná - APETI/PR, presidente José Basso, essa entidade de classe - juntamente com o SATED/PR e a APAC/PR - passa a co-promover esta láurea - 1992/1993. Em 1991, por ocasião da entrega desta premiação, Enéas Lour e Mário Shoemberger elaboraram um registro histórico dos ganhadores deste Troféu: "Retrospectiva Troféu Gralha Azul - 1974/1989".

Em 1993, Yara Sarmento, secretária executiva das Comissões Organizadora e Julgadora - dá início à pesquisa sobre a trajetória deste prêmio, com base nas informações obtidas junto à classe teatral, nos documentos localizados e nas publicações da época.

O Centro Cultural Teatro Guaíra, promotor do Troféu Gralha Azul desde 1983, realiza em 2004 a exposição comemorativa dos vinte e cinco anos deste prêmio à classe teatral do Paraná.

© Centro Cultural Teatro Guaíra
Rua XV de Novembro 971 - Centro - 80060-000 - Curitiba - PR
41 3304-7900 / 3304-7999 - Localização